SEJAM BEM VINDOS

ESTE BLOG CONTA COM REFLEXÕES SOBRE A PALAVRA DE DEUS, POESIAS! CURTA E DIVULGUE AOS SEUS AMIGOS!!
ABRAÇOS JOÃO PAULO PAZOTE!!!!

Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS NOS TEMPOS MODERNOS

TEXTO BASE: EFÉSIOS 6.1-4 " FILHOS OBEDEÇAM, A SEUS PAIS NO SENHOR, POIS ISSO É JUSTO. 'HONRA TEU PAI E A TUA MÃE' - ESTE É O PRIMEIRO MANDAMENTO COM PROMESSA - 'PARA QUE TUDO TE OCORRA BEM E TENHAS LONGA VIDA SOBRE A TERRA'. PAIS, NÃO IRRITEM SEUS FILHOS; ANTES CRIEM-NOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO E O CONSELHO DO SENHOR". (NVI)

Introdução:

O texto acima é oportuno para os dias atuais, pois o mundo moderno tem se apresentado muito rápido para aqueles que viveram em outras épocas, e com isso causado um choque entre pais e filhos que não conseguem se entenderem diante das novas situações colocadas a essa relação.
Isso porque, eu como jovem ainda, pois tenho apenas 27 anos, tive o primeiro acesso a Internet em 1988, exatamente há 09 anos, era discada ainda, demorava uma vida para fazer um download, existia somente o bate papo da uol, o mirck, o MSN se chamava ICQ, não existia esses sites de relacionamento como Orkut, Facebok, etc.
o mundo mudou muito rápido e, muitos pais não conseguiram acompanhar essa evolução por isso o choque dentro do relacionamento, levando muitas vezes a brigas intermináveis, pois não sabem o argumento certo para usar com os novos adolescentes e jovens da geração moderna.

1. Conselho aos Pais

Em Efésios 6: 4, Paulo, ensina que os pais não devem irritar os seus filhos, mais devem criá-los segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Mesmo ainda não tendo esse privilégio de ser pai, observo o relacionamento daqueles que têm, e também do meu com meu pai. Assim tendo essas bases tracei alguns apontamentos sobre esse relacionamento moderno e que tem trazido para alguns lares tristeza, desespero, aonde deveria existir amor, fraternidade e alegrias.
Então lá vai, em primeiro lugar, os pais devem se interessar mais por assuntos que rodeiam o mundo do jovem e do adolescentes. Será que os pais estão inteirados sobre que tipo de música seus filhos ouvem?
A música tem um poder muito grande na formação de identidade e comportamento, distinguindo-as em "tribos" diferentes. A música trás em seu espírito uma filosofia de vida, alguns exemplos:
* Nos anos 80 surgiram às bandas de Rock in'roll, e a filosofia era sexo, droga e rock in'Roll,
*PUNK, Rebeldes sem Causa
*SERTANEJO, o pessoal anda com umas calças coladas chapéu e bebem de mais,
* FUNK (carioca), Sugere uma vida sexual promiscua, com mulheres que não valem nada sendo chamadas de cachorras etc.
* e a última do momento é o EMOTIONAL HARDCORE, ou, EMOCORE, deriva dai os Emos, que são jovens que alia som pesado a sexualidade flexível. faz parte de uma nova tribo que está surgindo em substituição às  patricinhas, aos góticos e neo-hippies. O que distingue o emo não é só a música, e sim as atitudes, o nome vem de emotional hardcore, vertente do Punk e mistura sim pesado com letras rômanticas. Eles têm entre 11 e 18 anos e, nas roupas usam botas do Punk e camisetas com temas infantis, não esconde os seus sentimentos, expressa abertamente suas emoções preconizam e praticam a tolerância sexual.  Gostam de musica emocore, o estilo mescla a batida do hardcore com letras rômanticas e poesias adolescentes. Vivem na Internet, orkut, é emotivo, chora ouvindo música que falam de amores perdidos e rejeição dos pais. Dá demonstração explícito de carinho, beija-se e se abraça em público, seja ele menino ou menina. Usa roupas que mesclam a rebeldia punk com os ícones infantis. Menino ou menina usa rosa. Usa cabelos lisos com enormes franjas no rosto, usadas somente de um lado, denotam certa ambiguidade sexual. luta por um mundo sem violência, em que um dia todos se abracem sem parar.
Então pais como demonstrado fica claro, que é importante saber o que seus filhos andam ouvindo, se essas músicas estiverem em seus lares, a filosofias delas é essa.
Outro passo importante é saber o que os filhos andam vendo na TV e Internet, dois meios de comunicação extremamente rápidos, que nos leva a mudar de opinião com muita rapidez. Os meios de comunicação tem feito um esforço enorme para contrariarem os ensinos bíblicos e os adolescentes e jovens que estão em formação,acabam aderindo essas práticas sem terem condições de questioná-las, de sopesá-las em uma balança.
É necessário que haja muito diálogo para que se exponham essas diferenças, mais para que não haja brigas, é necessário que os pais estejam por dentro dos assuntos afim de terem argumentos com seus filhos e passarem para eles o porque do não!
existem muitos perigos rodeando os adolescentes e jovens, nas escolas, nas faculdades, a pregação para uma vida promiscua onde não existe mais pureza, não existe certo e errado o que importa é "amar", onde você pode beijar tanto homem quanto mulher, tanto faz se você usa droga ou não o corpo é seu!
A bíblia ao contrário disso diz em 1º Corintios 6:19 "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em Vocês, que lhes foi dado por Deus e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo".
Ensinar na Palavra de Deus que luz e trevas não se misturam, que quem se faz amigo do mundo se torna inimigo de Deus, e que o adolescente está apenas perdendo seu tempo, saúde, alegria, e muitas vezes até mesmo a sua vida com essas práticas.
Assim o melhor para os pais é a informação sobre esse novo mundo em que vive os nossos adolescentes e jovens, aonde as crianças não mais podem jogar amarelinha ou betis

2º Deveres dos Filhos

Aos adolescentes e jovens Paulo ensina que o 1º Mandamento com promessa para todos os filhos é "honrar pai e mãe, para que seus dias se prolonguem na terra". Assim aos filhos só resta uma coisa, obedece aos pais, por mais difícil que seja naquele momento.
Muitos filhos questionam seus pais, achando que já podem decidir sobre sua vida, mas o meu conselho a vocês é que, por mais que seus pais não estejam na geração Internet, eles sabem o que é a vida, e o que ela reserva a cada um de vocês.
seus pais já viveram o suficiente para saber o que fazer, e o que é melhor para seus filhos, muitas vezes lá na escola todo mundo quer ir as festas, aos shows, e quando você chega em casa seus pais cortam o seu barato. Você fica triste irritada achando que seus pais são caretas. Mais eu digo que se os pais de muitos jovens tivessem tido a atitude de seus pais, eles estariam vivos hoje!
Milhões de jovens não ouviram aos seus pais e estão perdidos no mundo das drogas, morando em cracolândia, em subúrbios, se prostituindo para angariarem fundos para drogas.
É assim que você pretende acabar sua vida? É assim que você prevê seu futuro? Espero que não, e não pense que isso não vai acontecer com você que você é forte, que você pode só experimentar, conhecer, pois o pecado é prazeroso, ele é gostoso, mais o seu fim é a morte!
O melhor que os jovens e adolescentes tem a fazer é orar e buscar em Deus a orientação para sua vida, pois a palavra do Senhor só reserva coisas boas aos seus filhos, como Ele mesmo diz, daria eu pedra ao filho que pede pão? com certeza não.

Conclusão:

Concluímos que, aos pais, amem seus filhos e instrua-os na Palavra de Deus, e filhos amem e obedeçam a seus pais, pois isto agrada ao Senhor nosso Deus!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário