Mensagem: A submissão a Deus e a Prática do amor!
Texto Tiago 04. 7 -12.
Introdução: história da bíblia do homem.
1- Submeter-se a Deus é sinônimo de vitória.
Muitos são os que estão passando por apuros espirituais, que não tem tido paz interior, lutando contra aquilo que não se pode ver.
Muitas pessoas estão no mundo sem rumo ou sem direção, sendo açoitadas pelo inimigo e não tem forças para combatê-lo.
É comum presenciarmos dissoluções familiares baseada no uso incontrolável de bebidas alcoólicas, de drogas, por vícios de jogos, por prostituição.
Dentro da igreja presenciamos o clichê “a carne é fraca”, essa tem sido a desculpa para o pecado praticado por aqueles que já conhecem a Jesus.
Enfim diante dessas lutas qual é a orientação deixada para nós através dos ensinamentos de Tiago, “Submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.
Submeter-se a Deus, é a primeira atitude que temos que ter em nossas vidas, para aqueles que ainda não aceitaram a Jesus, esta é a hora, este é o momento de você se entregar a ele, submeter a ele a sua vida e deixar que ele te mude por completo, livrando você das garras do pecado, limpando o seu coração.
Para aqueles que já aceitaram a Jesus e estão vivendo em pecado, arrependa-se e submeta-se a Ele, e ele lhe perdoará.
Quando tomamos essas atitudes o inimigo foge, pois ele sabe que a luta dele agora é com Deus e não mais conosco. Deus irá colocar o inimigo para correr e ele deixará de tripudiar na sua vida.
2 – Aproxime-se de Deus e Ele se aproximará de Você!
Deus quer ser seu amigo, mais Ele não impõe essa relação. Deus espera que você comece o diálogo com Ele, muitos estão passando por tribulações, por provações, mais querem vencê-las sozinhos. Deus nosso pai está esperando que você se aproxime Dele para que Ele possa te socorrer.
Quando entregamos nossa vida ao Senhor, tornamo-nos filhos Dele, e como filhos podemos nos achegar a Ele, nos prostrarmos na sua presença e clamar suas bênçãos. Deus sempre quis estar perto do homem, mais nós é quem escolhemos nos apartarmos Dele com os nossos pecados, foi assim que aconteceu com Adão e Eva.
Deus passeava todas as tardes no jardim do Éden para conversar com Adão e Eva, mais depois que comeram do fruto do bem e do mal perderam esse privilégio.
Você pode ter esse privilégio, pois ao aceitar a Jesus Cristo como nosso único e suficiente salvador o Espírito Santo passa a habitar o nosso coração, e com isso temos a presença de Deus em nós.
É preciso purificar os nossos corações, limparmos as nossas mãos e nos humilharmos e Deus nos Exaltará. Tudo isso simboliza a confiança que devemos ter em Deus, e ao nos aproximarmos Dele, Ele mesmo nos exaltará e não seremos envergonhados, pois a sua mão poderosa nos garantirá a vitória.
3. Quem é você para julgar o seu próximo?
O texto conclui dizendo que não devemos falar mal do nosso irmão porque estaremos nos colocando no lugar do juiz, e este lugar não nos pertence, pois é o lugar de Deus.
Doutra forma, devemos praticar o amor, só assim resgataremos as pessoas para Deus. Jesus nunca agiu de forma rude, nunca desistiu de ninguém ou as abandonou, pelo contrário Ele disse que veio para os enfermos e não para os sãos.
Assim devemos amar os pecadores, pois isso não significa que estamos amando o pecado. Querer o bem das pessoas deve ser o anseio de todos os crentes em Jesus, desejar a salvação do próximo deve ser a missão de cada um que já aceitou a Jesus em seu coração.
E ele termina dizendo quem somos nós para julgarmos o próximo, acaso eu e você somos seres perfeitos para podermos julgar o nosso próximo? Creio que não.
CONCLUSÃO
Esse texto de Tiago nos deixa duas lições muito importantes, primeiro que se submetermos a Deus e se aproximar Dele nos garante a vitória e um amigo muito especial, assim aqueles que ainda não aceitaram a Jesus este é o momento, aqueles que já são de Cristo, mas estão andando longe Dele, é hora de arrepender-se e confessar os seus pecados e retornar ao seu primeiro amor.
Em segundo lugar, nos ensina sobre o amor ao próximo nos chamando a atenção sobre a nossa pretensão de querermos ser “Deus”, o que na verdade nos afasta da vontade, de Dele.
Enfim nos submetamos a Deus, nos aproximemo-nos Dele e amemos uns aos outros para que possamos ser vitoriosos nestes dias tão difíceis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário